É preciso fazer exames para saber se está entrando na menopausa?
- Dr. Daniel Muller
- 1 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de ago. de 2024

A resposta é que na grande maioria dos casos não!
O diagnóstico é feito a partir de sinais e sintomas como alterações do fluxo menstrual, ondas de calor, irritabilidade, oscilação de humor, insônia, fadiga, queda de libido, ressecamento vaginal, dentre outros.
Os hormônios neste período oscilam bastante e não ajudam em nada no diagnóstico a não ser que já tenha se passado pelo menos um ano da última menstruação e portanto se prender a eles pode atrasar o início da terapia hormonal principalmente nas mulheres que estão na fase de transição para menopausa.
Também não é preciso esperar a mulher parar de menstruar para iniciar a terapia de reposição hormonal. É importante este reconhecimento pois a transição até a mulher parar de menstruar pode demorar vários anos (em média 4 anos) e 80% das mulheres apresentam sintomas que podem começar anos antes da parada da menstruação.
A terapia de reposição hormonal melhora muito alguns sintomas desse período ajudando a estabilizar o humor, melhorar ondas de calor, melhorar o sono, diminuir a irritabilidade, aumentar a disposição, lubrificação vaginal, também protegendo o osso da perda de massa óssea e regulando o ciclo/fluxo menstrual.
Isso não significa que a mulher não precisa realizar exames nesta fase. É preciso fazer exames para avaliar o risco cardiovascular, avaliar a presença de nódulos mamários e doenças uterinas, para principalmente afastar as contraindicações da terapia hormonal, mas também exames que fortalecem a necessidade da terapia hormonal como a baixa densidade mineral óssea identificada através da densitometria óssea.
Comentarios